quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Preocupações de uma mãe

Ando preocupada com o jeito da Melissa. Lá pelos quatro meses o pediatra começou a reforçar a importância de deixá-la sozinha todos os dias por vinte minutos.
Mas eu nunca consegui, primeiro porque desde muito cedo, assim que percebia que estava sozinha Melissa chorava, depois porque não via necessidade em deixar um bebê tão pequeno sozinha e para quê, deixá-la chorando, se eu estava em casa para atendê-la.
E assim ela cresceu, sempre acompanhada de alguém em todas as suas atividades.
Porém comecei a me preocupar, o que antes era muito bom, pois nunca teve um comportamento "danado", por exemplo nunca tive que me preocupar sobre o que ela estava fazendo enquanto eu estava na cozinha, pois ela estava ali o tempo todo. Mas agora, esse comportamento me parece uma dependência total.Ela não fica um minuto sozinha e não estou exagerando, ela realmente não fica sozinha.
Se estamos na sala e ela quer alguma coisa no quarto, começa a falar "mão, mão" e pega quem estiver próximo pela mão, para acompanhá-la. Se saimos do quarto sem que ela perceba, ela vem desesperada correndo atrás e se antes não andava para poder vir correndo, berrava como se estivesse sendo espancada.
Se incentivamos sua ida ao lugares sozinha, ela começa a chorar, até que nos convence a acompanhá-la ou simplismente desiste do que queria.
Percebo que ela não é persistente nas coisas que faz, se uma pecinha não encaixa na primeira tentativa, imediatamente ela pega a minha mão para fazer por ela. Sempre quer que façamos as coisas por ela.
E colo, nossa, ela passa o dia todo no "coinho"como ela diz. Ela fica agarrada nas nossas pernas, olha para cima, levanta os bracinhos, fecha os olhinhos e fala "coinho, coinho, coinho, mamãe".
Não resistimos, mas isso tem sido complicado, pois ela deixa de brincar, de se exercitar, gastar energia.
Fico preocupada, achando que isso pode ser um traço de sua personalidade, não gostaria de formar uma mulher insegura, que não faz nada sozinha.
Ora acho que é da idade, ora acho que isso é culpa nossa. Estou pensando em não atendê-la tanto, deixar ela chorar, mas ai vem a culpa: Meu Deus, ela é tão boazinha (noventa porcento do tempo) e só quer companhia.
Isso tem me deixado realmente preocupada.
Gostaria da opinião de todas voceis sobre o que fazer, se já vivenciaram ou vivenciam isto e como lidam?
Sei que pode parecer tempestade em copo d'água, mas toda angustia é angustia para quem esta vivendo.

Por Mamãe Fabiana às 16:01 | | 2 Aqui também pode!

2 Comentários:

Oi Fa! Meu comentário tava tão bom no outro e deu erro...Vamos lá de novo...Pela experiência que já tenho deu pra observar o seguinte: o Vi foi viajar com a Márcia e ficamos nos 3 (na santa paz) por 3 semanas aqui em casa. O Gustavo ficava o tempo todo atrás da gente e de mim durante o dia (pra todo lado que andava era o rabinho atrás. O Anderson ficou até nervoso dizendo que o menino tava sem sentido. Daí o Vi chegou e agora a gente tá até sentindo falta! Eles tem necessidade de companhia (seja por segura ou pra cumplicidade na bagunça) alguém tem que estar junto. Mas continua incentivando ela: pede pra ela pegar as coisas como um favor (eles gostam de ser prestativos e sentir que são úteis ajudando) 1º no mesmo cômodo, depois no do lado e assim por diante. Enterte ela com algum brinquedo no quarto e sai sem que ela perceba, aos poucos ela vai adquirindo confiança de que é seguro ficar sozinha. Agora a falsa de persistência é gênio msm. Se não consegue começa a choradeira a desistência e a apelação por ajuda. Vc sabe que eles já tem idéias, mas não conseguem consilhiar com a coordenação motora. Um desenvolve mais rápido que o outro. É normal. Paciência, fazer o quê? Vc tem uma bonequinha mto inteligente e é só dar tempo ao tempo pra se alegrar com sua capacidade, vai ver.
Obs: não desiste da bike, não! E não corta a carne de uma vez! Seu organismo vai sentir. Refrigerante e doces pode dar adeus, mas carboidrato e proteína é vital e seu corpo precisa gradualmente aprender a retirá-los de verduras , legumes e frutas depois, mas tem que ser educado pra isso, ok? Por isso está com dores de cabeça e tonturas. Vai de vagar que vc consegue. Torcida de prima! Abração pra vcs.

By Blogger Rosangela, at quinta-feira, 11 janeiro, 2007  

Ola querida, conheci seu cantinho por acaso e adoreiii..
Voce tem uma filha muito linda, super fofa..parabens..
Vou linkar vcs, assim nao deixarei d vir visitar.
Bjus grande
www.anakarlachegou.blogger.com.br
Se quiser é so vir nos visitar

By Blogger Priscila Trovó, at sábado, 13 janeiro, 2007  

Post a Comment



voltar ao início

<BODY>